Desde que sugiu, o assim-chamado Cadastro dos Bons Pagadores despertou curiosidade geral, afinal, quem não gostaria de ter o seu nome incluido em um cadastro desse né?
As informações abaixo são do UOL:
O país terá um cadastro de bons pagadores, um tipo de lista que vai reunir os consumidores brasileiros com histórico positivo de pagamentos. O Senado aprovou ontem a medida provisória que cria o cadastro positivo, e o texto segue para a aprovação da presidente Dilma Rousseff, que tem 15 dias para analisar a proposta.
Como o cadastro positivo era uma das prioridades do governo federal no Congresso neste ano, a expectativa é que a presidente aprove a medida. O país tem hoje apenas listas com informações referentes à inadimplência e à falta de pagamentos dos consumidores.
Pelo texto aprovado no Congresso, o consumidor incluído no cadastro positivo poderá ter acesso a juros mais baixos em operações de crédito --ou seja, as empresas que oferecem crédito poderiam baixar os juros com base em informações positivas dos clientes.
Cada consumidor vai ter que autorizar, previamente e por escrito, a inclusão do seu nome na lista de bons pagadores. Uma única autorização pelo cadastrado permitirá a inclusão de dados como histórico de pagamentos de contas de água, de luz e de telefone. A exceção, por enquanto, será para as contas de telefone celular pós-pago, que não farão parte do cadastro. O texto aprovado permite que o consumidor solicite a retirada do seu nome do cadastro a qualquer momento.
Empresas privadas serão responsáveis pelo controle da lista e terão dez dias para cancelar as informações ou retirar o nome do consumidor. Também é obrigatório que a atualização seja feita em, no máximo, dois dias úteis, pelos gestores do cadastro.
tags: cadasto de bompagador,
www.bompagador.com.br,
como ter o nome no cbp gov.
Brasília, Distrito Federal: quero saber como pagar as dividas.
ResponderExcluirGaranhuns, Pernambuco: cadastro de bons pagadores como se cadastrar.
São Paulo, Sao Paulo: como se cadastrar bom pagador.